terça-feira, 21 de setembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

Morte de Jimi Hendrix completa 40 anos

Quem nunca ouviu falar de Jimi Hendrix? O guitarrista que já foi eleito por inúmeras vezes o melhor guitarrista do mundo, que já tocou no Woodstock de 1969, tacando fogo em sua guitarra e influenciando gerações de guitarristas até hoje no mundo todo.
Jimi Hendrix faleceu há exatamente 40 anos neste sábado, no dia 18 de setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas, a morte de Jimi ainda continua cheia de mistérios.
Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.
Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava, bebendo vinho a seguir. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.


Por anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância, e que os empresários de Hendrix, Gerry Stickels e Eric Barrett estiveram no quarto antes da chegada da ambulância e levaram alguns pertences do músico, incluindo algumas anotações feitas por Hendrix; Os comentários de Dannemann sobre aquela manhã, no entanto, foram frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para entrevista.
Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.

As letras de uma canção composta por Hendrix e encontradas no apartamento levaram Eric Burdon a fazer um anúncio prematuro no programa 24 Hours, da BBC, de que Hendrix teria cometido suicídio. Depois de um processo por difamação movido em 1996 pela namorada inglesa de Hendrix por anos, Kathy Etchingham, Monika Dannemann cometeu suicídio - embora seu último amante, Uli Jon Roth, tenha feito acusações de que ela teria sido assassinada.
Em 2009, o ex-roadie James “Tappy” Wright publicou o livro "Rock roadie" onde afirmava que Michael Jeffrey, ex-empresário de Hendrix, teria assassinado o músico.

Vamos ficar com algumas músicas de Hendrix em sua memória.






quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tocador de régua

Não sabe tocar violão? Não tem dinheiro pra comprar uma guitarra? Já imaginou tocar uma régua?
Pois é isso mesmo que o cara do vídeo pensou, utilizando uma régua de metal ele toca Canon Rock (Canon in D de Pachebel).

Confira o vídeo:


Convide seu vizinho, use as panelas da sua mãe como bateria e você já tem uma banda!
Ah, se a moda pega...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Hamsters compositores

Sim, você não leu errado! Este projeto foi inicialmente fundado com o intuito de explorar o protocolo MIDI, decidindo então que isso seria possível criando um dispositivo MIDI específico.
Levy Lorenzo, o criador do projeto queria fazer algo nunca feito antes, mas para balancear a idéia maluca, também queria fazer algo que fosse de grande musicalidade.
depois de muita consideração em diferentes designs técnicos e idéias musicais, Lorenzo foi capaz de criar o projeto que realizaria seus objetivos musicais e de engenharia, um sequenciador MIDI inteligente foi desenvolvido para ser controlado por hamsters.


Esse sequenciador produz melodias manipulando elementos musicais de ritmos e escolha de notas, guiado por informações baseadas nos movimentos dos hamsters.
Foram utilizadas cadeias de Markov para computar as batidas e  as notas. O sistema suporta 3 vozes simultâneas, gerando 3 oitavas diferentes com 3 pistas de ritmo.
Cada voz é controlada por 2 hamsters: Um modificando a qualidade rítmica da melodia, e outro modificando a sequência das notas. Com todos esses elementos combinados, é produzido uma canção de qualidade muito musical, tratando-se de "composições" feitas por hamsters.



O feito é realizado utilizando um microcontrolador Atmel Mega32, sensores de distância, um controlador MIDI desenvolvido especialmente para hamsters e 6 hamsters, dois para cada pista de áudio.

Se até mesmo hamster podem compor canções, veja que qualquer um pode! (Se bem que tem muitos por aí que não conseguem nem metade do que esses hamsters são capazes... Vide funk carioca e similares)
Espero que tenham curtido, até mais!

Fonte: http://instruct1.cit.cornell.edu/courses/eceprojectsland/STUDENTPROJ/2002to2003/lil2/

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mouse DS-1 - O mouse de distorção da Boss

Você acha seu mouse sem graça e parecido com um rato? A Roland lançou esse pedal mouse com o formato do pedal Boss DS-1 de distorção. O pedal mouse vem em uma caixa igual a do pedal original, seu tamanho é quase idêntico ao pedal DS-1 da Boss, assim como seu design.
O pedal mouse possui os 3 knobs idênticos aos pedais, e um led vermelho que fica aceso quando o pedal mouse estiver conectado.
Mas tanta fidelidade fez com que o pedal mouse deixasse de ser ergonômico, tente pegar seu pedal da Boss e segurá-lo como um mouse, não deve ser muito confortável...



Mas se você possui um estúdio e quer deixar o computador com uma cara mais musical, por £29,99 você leva essa belezinha pra casa!

sábado, 4 de setembro de 2010