quarta-feira, 9 de junho de 2010

Utilizando o diafragma

O diafragma é um musculo que separa a cavidade torácica e abdominal, sendo o príncipal músculo responsável pela respiração.
Quando cantamos dependemos de nossa respiração, e sendo o diafrágma o músculo mais importante para tal tarefa, precisamos ter total controle sobre ele.
Não somente para o canto, a respiração diafragmática é de extrema importância para instrumentistas de sopro, atletas (Corredores, nadadores, etc.), mergulhadores. Ou seja, para toda e qualquer prática que exige uma boa respiração, você só conseguirá o controle necessário usando o diafragma.

Durante a inspiração, a cúpula diafragmática se contrai e desce, reduzindo a pressão intratorácica e comprimindo as vísceras abdominais. Esta manobra auxilia a entrada do ar nos pulmões e também a circulação sanguínea na veia cava inferior (que passa pelo forame da veia cava no diafragma). A descida do diafragma resulta também no aumento do diâmetro vertical do tórax.
Na expiração ocorre o processo inverso, o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão intratorácica e expulsando o ar dos pulmões.

Como saber se estou utilizando o diafragma corretamente?
Quando se utiliza o diafragma a barriga se estufa quando se inspira, e murcha quando se expira o ar.
Os ombros devem ficar imóveis durante a respiração, desse modo você estará fazendo uso do diafragma.

Ativação do diafragma
A ativação do diafragma é um exercício puramente mecânico, nele ainda não nos preocupamos propriamente com a respiração. Sentado ou em pé, tendo previamente esvaziado os pulmões, movimente a barriga para frente e para trás sob a ação do diafragma.
Não utilize de movimentos violentos, pois poderá vir a sentir alguma dor, a qual deverá passar por repouso.
Comece treinando por um minuto e conforme for se acostumando com o exercício vá aumentando o tempo de treino. Habitue-se a manter a atenção no movimento do diafragma para melhor controle.
Evite a prática se o estômago estiver cheio.

Limpeza do pulmão
A respiração utiliza somente um terço do pulmão, então o que acontece com o restante do ar que respiramos? Boa quantidade de ar fica estagnada, sem renovação, sujeita portanto a deteriorar-se e deteriorar o próprio pulmão e consequentemente, toda a saúde.
Porém, se você já sabe utilizar o diafrágma, você pode expulsar esse ar estagnado dos seus pulmões.
Primeiro expulse todo o ar que conseguir, ajude com uma pequena tosse e complete puxando o diafragma para cima e comprimindo a musculatura abdominal, encolhendo ao máximo o abdômen.
Novamente, essa prática deve ser evitada caso estiver com o estômago cheio.


Agora que você já sabe como utilizar o diafragma e a limpar seus pulmões, vamos aos exercícios de
Respiração diafragmática:

01. Inspire o ar, e segure sua respiração o máximo que conseguir.
Não force seu limite, solte o ar quando achar necessário.
(Procure cronometrar o tempo que fica com o ar preso aos pulmões e tente ficar por mais tempo)

02. Inspire o ar, e vá soltando lentamente até que se esvazie todo o ar de seu pulmão.
(Tente praticar esse exercício soprando a chama de uma vela, sem fazer com que apague).

03. Inspire e expire o ar dos pulmões de forma ritmada, e conforme for se acostumando ao exercício vá diminuindo o intervalo entre uma respiração e outra, até que os intervalos se tornem bem curtos.
 (Nesse exercício é comum que se sinta um pouco de tontura, isso acontece porque o cérebro receberá mais oxigênio do que o de costume. Quando isso acontecer, repouse uma das mãos sobre a cabeça até estar melhor)

Esses exercícios podem ser feitos de pé, sentado ou deitado (Embora seja mais recomendável ser feitos de pé).
Quando os exercícios forem feitos deitado, você pode colocar um peso sobre o abdômen para treinar a musculatura do diafragma.


Considerações finais:
  • Inspire o ar pelo nariz, para que o ar chegue mais quente aos pulmões.
  • Independente se a respiração seja feita pela boca ou nariz, evite produzir qualquer ruido enquanto respira, mesmo que ela seja feita me maneira rápida.
  • No início o diafragma pode doer, isso acontecerá caso você não está acostumado a utilizar o diafragma, ou caso treine muito os exercícios.
  • Vale novamente frisar que na respiração diafragmática, os ombros e peitos não devem se mover, somente o abdômen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.