segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Feliz dia do músico! 22 de novembro de 2010

Pois é, no dia de hoje comemoramos o 2º dia do músico do ano! Sim meu caro, temos dois dias do músico por ano, um comemorado dia 26 de outubro, e outro no dia 22 de novembro.
Porque? Boa pergunta, mas quem liga? Poderia até dizer que somos honrados por termos duas datas nossas, mas nenhuma das datas é considerada feriado, então qual é a graça? Enfim...


Hoje, dia 22 de novembro estamos comemorando o dia de Santa Cecília, as quais afirmam que, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.
A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Então, desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra. Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, também o dia oficial da música, dos músicos e do canto.
Um músico pode ser aquele que estuda ou leciona música, aquele que compõe canções e escrevem arranjos, regem um coral, tocam algum instrumento ou que cantam. Em geral, aquele que tem ligação direta á música...
Música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, "A arte das musas") são combinações de notas, de forma organizada que formam uma harmonia/melodia.

Antigamente, a música era apenas rítmos batucados por primitivos com instrumentos de percussão (Reparem como muitos "artistas" hoje ainda fazem música primitiva, dando prioridade somente ás batidas) já que o povo primitivo ainda ignoravam os princípios da harmonia, só com o tempo foram acrescentando a ela fragmentos melódicos.
Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, o canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz. Mas a música pré-histórica não é considerada como arte, e sim uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro, apenas um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança.

Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo nas paredes da Casa do Tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também gregos, gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros. Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.

Hoje a tecnologia avançou, a qualidade de gravação pode ser considerada perfeita, e temos também a facilidade de poder escutar nossas músicas preferidas onde quisermos e quando quisermos.
E não só a tecnologia, mas a música também evolui muito (em alguns casos, decaiu e decaiu muito, é a verdade), contamos com uma enorme variedade de instrumentos e equipamentos musicais, que nos proporcionam uma infinidade de timbres e combinações diferentes, e devido a facilidade que temos hoje em gravar algo, é fácil se orgulhar de sua própria composição.


Hino á Santa Cecília:


Espero que tenham gostado desse post especial, e feliz dia do músico!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.