sábado, 26 de fevereiro de 2011

Como tirar músicas de ouvido

Antes de se aventurar tentando tirar músicas de ouvido, é aconselhável saber teoria musical, escalas e harmonia.
Ninguém consegue tocar de primeira tudo o que se escuta, para tirar músicas de ouvido é necessário treino e dedicação. Embora existam pessoas com maior facilidade de identificar notas (Ver o post: Ouvido absoluto), o ato de tirar uma música de ouvido não é uma tarefa fácil que se domina da noite pro dia.

Antes de mais nada, verifique se seu instrumento está bem afinado, caso contrário você corre o risco de tirar uma música de forma errada, ou até mesmo não conseguir tocar por não encontrar as notas corretas.
Comece tentando tirar melodias simples no instrumento, como:
Atirei o pau no gato;
Nana nenê;
Ia-ia-ô (O sítio do seu Lobato);
Cai-cai balão;
Entre outras cantigas com melodias simples que ficam na cabeça.

Depois comece treinando com outras músicas, também com melodias simples, mas marcantes, como:
The final countdown - Europe;
Smoke on the water - Deep Purple;
Entre várias outras músicas que tenham uma melodia simples e marcante.
Lembre-se que quanto mais você conhecer a música, mais fácil será para você conseguir tocar igual.

Para identificar uma melodia de forma mais fácil, basta conhecer escalas e seus intervalos.
Exemplo:
Se uma melodia segue nas notas: C, D e E, você já pode saber que ela está em dó maior.
Se uma melodia segue nas notas: A, B e C, você já pode saber que ela está em lá menor.

Geralmente, você consegue identificar o tom de uma escala a partir da 1ª nota a ser tocada, mas conhecendo os intervalos de uma escala você consegue identificar a escala melhor.
Identificando o tom de uma música é possível descobrir toda a mágica por trás da mesma.

Exemplo:
Imaginando que você pegue uma música que esteja no tom de C (Dó - Você geralmente descobre o tom de uma música identificando o primeiro acorde tocado), você já deve saber que os acordes que seguem sua progressão harmônica são: C, Dm, Em, F, G, Am e Bº ou Bm.
Sabendo que o tom de uma música está em dó, também é possível saber as escalas que podem ser executadas em cima desta harmonia. Alguns exemplos são a escala diatônica de Dó, e a diatônica de Lá menor.

Você já deve ter percebido que é diferente você tirar uma melodia de ouvido, nota por nota, e tirar uma harmonia de ouvido, com diferentes acordes, certo? Isso acontece porque um acorde é formado por duas, três ou mais notas para serem identificadas ao mesmo tempo.
Para identificar um acorde por ouvido, procure identificar primeiro a nota mais grave, esta geralmente irá lhe dar o tom do mesmo, e a partir desta nota identifique a 5ª por padrão, e a 3ª, que irá dizer se o acorde é maior ou menor.

Comece treinando acordes tirando simples power chords de ouvido (Power chords são acordes simples de 1ª, 5ª e 8ª), como por exemplo as músicas:
Iron man - Black Sabbath;
Smells like teen spirit - Nirvana;
Entre outras músicas.
Depois comece a tirar acordes, comece com músicas fáceis do tipo:
A sua maneira - Capital Inicial;
Knocking on Heaven's door - Bob Dylan;

Dica: Se um acorde lhe soar "triste" ou "melancólico", este provavelmente será um acorde menor.
Caso um acorde soe "neutro", este será um acorde maior.
E caso um acorde lhe soe dissonante, este provavelmente terá a adição de uma 7º e/ou 9º.

Procure continuar trabalhando o ouvido, tirando (ou pelo menos tentando tirar) músicas de ouvido, evitando tablaturas e vídeo-aulas.
Caso tenha interesse maior, estude percepção.

3 comentários:

  1. Eu nunca tive aula, nao sei nem os nomes das notas, nao faço ideia do que é teoria musical, sou autodidata, e toco modestia a partr músicas e solos do Led Zeppelin, Deep Purple, Grand Funk RailRoad e etc
    Apenas ouvindo, quem quer aprender as músicas ouvindo-as apenas sinta a musica e procure as notas
    Não precisa saber nada de escala, nao precisa saber nada Teoria
    Sua cabeça vai acabar memorizando as técnicas que voce irá aprender durante o processo de aprendizagem da musica que está tirando de ouvindo
    Outra, burrice a pessoa ja saber teoria, escala, e sei la mais o que pra depois querer aprender de ouvido, arranja a tal fa partitura e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro vc tem q conhecer todos os
    Acordes,maiores e menores e o som
    Deles,por q , como vc vai conseguir tocar se vc nunca ter ouvido os acordes

    ResponderExcluir
  3. Depois de treinar todos os acordes
    E augums ritmos basicos eu ficava treinando combinacoes tipo,(DO)e (RE.menor) (DO)e(SOl) e eu ia guardando na mente o som da combinacao, uma vez liguei o radio e comecei a ouvi uma musica e percebi q a primeira combinacao dela era (Re)e(La) depois decobri q ia pra(SOl) e fui descobrindo o resto lembrando das combinacoes que eu treinava , comece a esperimentar o q eu falei e em pouco tempo vc vai se surpreende!!!!!!

    ResponderExcluir

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.