quinta-feira, 17 de maio de 2012

Música clássica beneficia cirurgias

Cirurgiões acreditam que tocar música clássica beneficia a recuperação de pacientes que sofreram alguma cirurgia.
Durante o estudo realizado, os pacientes escutaram as obras mais relaxantes de Beethoven e Bach.
Para os que preferiam um tipo de som Easy listening, os cirurgiões também tinham à disposição canções de Frank Sinatra.

O estudo foi conduzido por Hazim Sadideen, um cirurgião plástico do hospital John Radcliffe, em Oxford. Segundo Sadideen: "Passar por uma cirurgia pode ser uma experiência estressante aos pacientes, e encontrar modos de deixá-los mais confortáveis deve ser nosso objetivo como cirurgiões". - Além de outros motivos, pacientes mais calmos lidam melhor com a dor, e se recuperam mais rápidamente.

"Este estudo em pequena escala é a primeira tentativa feita para medir o impacto que a música tem neste pequeno grupo de pacientes, e visa a necessidade de um maior centro de pesquisas para estabelecer se isso deve ou nao se tornar uma prática padrão"

No estudo, 96 pacientes que participaram de pequenas cirurgias de rotina, foram aleatóriamente designados a escutar música clássica, ou passar sua cirurgia em silêncio. Todos estavam acordados durante o procedimento, que incluem retirada de lesões da pele e limpeza de feridas após acidentes.
Os pacientes que passaram sua cirurgia escutando música, demonstraram baixa ansiedade e uma menor taxa de respiração que os outros pacientes.

Um comentário:

  1. A música clássica possui realmente o poder de dialogar em qualquer canto do mundo levando as pessoas à algumas sensações. Creio que realmente, o paciente acaba por se desligar da tensão cirurgica levando a sua mente nos caminhos da composição.

    ResponderExcluir

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.