sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ilusões sonoras e áudio 3D (Holofonia)

Pois é, não existem somente ilusões de ótica, conheça nesse post incríveis ilusões de áudio também!


Assim que terminar a reprodução do vídeo, toque-o novamente, você terá a impressão de que o som está ficando mais agudo, não importa quantas vezes você reproduza o vídeo.

Shepard tone:

Essa ilusão descoberta por Roger Shepard é uma sobreposição de ondas separadas por oitavas, são escalas que sobem ou descem que dá ao ouvinte a impressão de que o tom está ficando mais grave ou mais agudo, porém tudo não passa de uma ilusão.



Existem também os sons 3D, que são gravados com uma técnica especial chamada de Holofonia (Som binaural), projetada por Hugo Zuccarelli, opera sobre um princípio similar a holografia. O efeito é criado com uma técnica múltipla da exposição onde uma gravação original é combinada com uma gravação de referência.

A uma técnica de gravação bastante interessante, pois, com apenas dois microfones, é possível criar o efeito de som ambiente.
Para a gravação são colocados dois microfones acoplados à cabeça de um manequim como no da foto ao lado, os microfones devem ser colocados na posição das orelhas, e cada microfone grava um canal diferente, o canal do lado esquerdo e o canal do lado direito.
O resultado foi relatado para ter as gravações audio soando tridimensionais realísticas e que foram ditas exceder o realismo do som estereofónico. As gravações holofonicas devem ser ouvidas usando um fones de ouvido, e estar com o volume razoável. A experiência escutando com fones melhora porque você pode ouvir o efeito verdadeiro da gravação. Os sons são ouvidos tipicamente em uma forma tridimensional e usando os fones os ruídos parecem quase realísticos.
Para saber mais sobre o microfone binaural estéreo acesse o site: http://www.neumann.com


O termo Binaural é muito confundido com sonoridade Estéreo, ambos utilizam de dois canais de áudio, porém na técnica de gravação binaural o ouvinte tem a sensação de distância e realismo.
Confira alguns áudios que utilizam dessa técnica
(Para melhor aproveitamento utilize fones de ouvido e feche os olhos na hora de escutar):

Demonstração do uso de som binaural:


Barbeiro virtual:


Caixa de fósforos:


Tempestade virtual:


Floresta assombrada:


Test-drive virtual (Honda CB-1300):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.