sexta-feira, 11 de junho de 2010

Como funcionam os captadores + Tipos de captação

 guitarra elétrica, assim como o baixo, é um instrumento musical de cordas que tem seu som amplificado eletrônicamente a partir da vibração das cordas. A vibração das cordas são transformadas em sinais elétricos devido a ação dos captadores magnéticos do instrumento, sendo convertidos a ondas sonoras quando o sinal chega ao amplificador (O sinal pode sofrer modificações, com a utilização de pedais de efeitos e similares).
Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos (Imãs) enrolados por um fio (Coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em frequências diferentes, tal perturbação no campo magnético gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica). O timbre gerado pelo captador depende de quantas voltas dá o fio nas bobinas, a qualidade do imã, e de outros materiais.
Existem dois tipos de captadores, os Passivos e os Ativos, que podem ser Single-Coil (Captadores simples, com uma bobina), Humbucker (Captadores duplos, com duas bobinas) ou Quad-Rails (Captadores quádruplos, com quatro bobinas).
Vejamos a diferença entre os tipos de captação:

Alimentação
Captadores passivos
Não necessitam de alimentação elétrica para funcionarem e trabalham somente com a energia da transdução do movimento das cordas, precisando somente de um amplificador ligado para funcionarem.
Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra (Madeira da guitarra, Ponte, cordas, material do nut, etc...). Permitem uma enorme variedade de timbres e qualidades, em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.

Captadores ativos
Possuem pré-amplificador interno, necessitando de uma fonte de energia para funcionarem. O timbre é específico e de alto ganho e maior saída, com uma potência muito maior se comparado a captadores passivos, pois o som é captado de melhor forma com o uso do pré-amplificador, mantendo também a integridade do sinal ao utilizar de vários efeitos.
A integração com os materiais da guitarra são reduzidas e os sons são uniformes e previsíveis, permitindo assim pequena variedade de timbres. Captadores ativos costumam ser melhores blindados acústicamente e captam menor interferência por terem menor impedância causando um campo magnético mais fraco e menos suscetível a interferências, assim produzindo menos ruído. Isso porque em sua contrução, o fio tem menos voltas nas bobinas. Por conta do menor campo magnético, os captadores ativos precisam de um pré-amplificador alimentado por uma bateria, aumentando seu sinal. Para melhor uso de captadores ativos, as cordas precisam estar o mais baixas possível, ficando mais próximas dos captadores.

Modelos

Captadores Single-coil
São captadores estruturados apenas com uma bobina, geralmente encontrado em guitarras de modelo Stratocaster e Telecaster. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos (Principalmente com ciclo de 60hz), e tem como característica principal o timbre limpo, com bastente brilho, estalado e estridente em comparação aos humbuckers.
















Captadores Humbucker (ou Humbucking)
São captadores estruturados com duas bobinas, criados para eliminar o ruído já característico de captadores single-coils. Normalmente funcionando em polaridades inversas, os captadores humbucker possuem bobinas enroladas ao contrário, assim eliminando parte do nível de ruído da outra, para cancelamento do mesmo. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coil, em geral, o timbre resultante tende a ser mais grave, encorpado, cheio e macio em comparação aos captadores single-coils, não só por contarem com duas bobinas, mas também em função do cancelamento do ruído. Captadores humbucker também proporcionam maior ganho sem adição de ruído ao sinal.

Captadores Stack
Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas que proporcionam o timbre próximo ao de um single-coil com cancelamento de ruído dos humbuckers.

Captadores Parallel-Coil
São captadores que possuem uma construção semelhante a de um humbucker, utilizando duas bobinas lado a lado com o formato de um captador single. Normalmente são usados para uma sonoridade mais moderna, mas podem ter outras aplicações.
Captadores parallel-coils podem ser chamados de stack, mesmo não tendo as bobinas empilhadas, já que possuem duas bobinas e formato singles. Alguns também se referem aos parallel-coils como humbuckers mesmo não possuindo o formato dos mesmo, mas por possuir duas bobinas características dos humbuckers.
























Captadores Quad-Rail
São captadores quádruplos, funcionam como dois parallel-coils dando o formato de um humbucker.


Materiais
Captadores cerâmicos
São feitos com material mais barato e são os captadores mais comuns.

Captadores Alnico
São confeccionados com materias mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos captadores cerâmicos. São também comumente mais caros devido à materia prima.
Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto (AlNiCo). Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage, e existem varios tipos de alnico dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura.
Alnico II (2)
Som macio e encorpado com timbragem média, mais grave se comparado aos outros modelos de alnico;
Alnico V (5)
Som com muita característica de instrumentos vintage e de forte ataque;
Alnico VIII (8)
Sons mais claros, com mais brilho e nitidez, possui mais agudos em sua timbragem.

Captadores Piezo/Piezoelétricos
Os captadores do tipo piezo são normalmente colocados debaixo da ponte, nos saddles ou no nut da guitarra, e tem como caracteristica captar o som diretamente da madeira, dando a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem simulação ou emulação.
Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separamente.
Os captadores piezoelétricos são muito utilizado em instrumentos de cordas não-metálicas como o nylon, pois não influenciam de forma satisfatoria o campo magnético. Captadores piezoelétricos utilizam cristais como o quartzo, titanato de bário, ou titanato de chumbo, que quando submetidos à tração, compressão ou vibração, geram tensão elétrica entre suas extremidades, a este fenômeno dá-se o nome de "efeito piezoelétrico", por isso o nome do captador.
Eles possuem um timbre bem diferente, também têm a vantagem de não captarem campos magnéticos indesejáveis e produzem bem menos realimentações que microfones. Muitas vezes utilizam-se também os captadores magnéticos, para produzir um som mais amplo e realista.
Diferente de captadores magnéticos, os captadores piezoelétricos funcionam com altíssima impedância, chegando até 10 V rms, tornando essencial o uso de pré-amplificadores. 

6 comentários:

  1. Vc sabe se os captadores piezo tem bobina? ou são só os magnéticos?? gostei do post,abraço.

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  2. Olá. Até onde eu saiba, captadores piezo trabalham de forma diferente dos captadores magnéticos. Captadores piezo não captam sinais eletromagnéticos, portanto não utilizam bobinas, e sim cristais que geram tensão elétrica para captação do som.

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  3. parabens pelo post, otimas informaçoes

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  4. Excelente post galera, me ajudou muito, Obrigado e Parabéns...

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  5. Gente, fiz um captador com um piezo elétrico de 20mm e instalei no meu violão mas quando eu apenas encosto uma chave de fenda nele ele dobra a potencia do som... alguém sabe me explicar por que?

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  6. Gente, fiz um captador com um piezo elétrico de 20mm e instalei no meu violão mas quando eu apenas encosto uma chave de fenda nele ele dobra a potencia do som... alguém sabe me explicar por que?

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