sábado, 12 de novembro de 2011

Clube dos 27: Artistas que morreram aos 27 anos

Robert Johnson (08/05/1911 - 16/08/1938)
Johnson ficou conhecido, não só por seu talento com o Blues, mas também por histórias de seu envolvimento com o Tinhoso, à quem deve sua fama, e que supostamente, foi quem "ensinou" Robert Johnson a tocar tão bem.

Segundo conta a história, Johnson flertava com uma mulher, esposa do dono do local (Existe uma outra versão, onde a mulher não era esposa do dono do local). De acordo com rumores, foi oferecido a Johnson uma garrafa de Whiskey envenenada pelo dono do estabelecimento com estricnina.
Seu companheiro, Sonny Boy Williamson outra lenda do Blues disse a Johnson para nunca beber de uma garrafa oferecida que já tenha sido aberta, de acordo com Sonny Boy, Robert Johnson respondeu: "Nunca tire uma garrafa de minhas mãos!".
Logo depois, foi oferecido a Johnson outra garrafa de Whiskey aberta, que também tinha sido envenenada com estricnina, e aceitou.
Johnson começou a passar mal durante a noite, depois de ter bebido o whiskey envenenado e precisou de ajuda para chegar ao seu quarto de manhã. Nos três dias seguintes, sua condição piorou e Johnson faleceu num estado convulsivo de severa dor (Sintomas de envenenamento por estricnina).

Para mais informações, leia a matéria publicada pelo blog Guitarra & Música:
http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010/08/robert-johnson-lenda-do-blues.html

Brian Jones (18/02/1942 - 03/07/1969)
Guitarrista e membro-fundador dos Rolling Stones, Jones é conhecido por sua versatilidade musical, e embora tenha ganho sua fama por tocar guitarra nos Rolling Stones, Jones era multi-instrumentista, e também tocava piano, saxophone, trombone, flauta, violoncelo, entre outros instrumentos.

Brian Jones foi encontrado no fundo de sua piscina. Segundo sua namorada, Jones ainda estava vivo quando foi retirado da água, mas quando os médicos chegaram ao local, ele foi reportado morto.
Em sua autópsia, foi revelada que os orgãos de Jones estavam altamente danificados, devido ao uso abusivo de àlcool e drogas.
No final do filme Stoned, foi anunciado que Jones teria sido assassinado por Frank Thorogood, que na época trabalhava na reforma da casa de Jones. Frank teria confessado o crime para sua filha, em seu leito de morte em 1993. Porém, a história nunca foi confirmada.


Jimi Hendrix (27/11/1942 - 18/09/1970)
Talvez o mais conhecido caso do clube dos 27, Hendrix é até hoje considerado o maior guitarrista de todos os tempos, influenciando gerações de novos guitarristas em todo o mundo.

Hendrix faleceu no dia 18 de setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas, a morte de Jimi ainda continua cheia de mistérios.
Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde sua namorada o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.
Sua namorada, Monika Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava, bebendo vinho a seguir. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.

Janis Joplin (19/01/1943 - 04/10/1970)
Janis foi uma grande cantora americana, considerada a "Rainha do Rock n' Roll" e a "Rainha do Soul psicodélico", Janis também foi eleita a 46ª maior artista de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

Janis foi encontrada morta do lado de sua cama no hotel por seu empresário John Cooke, que foi visitá-la após faltar no estúdio.
A causa de sua morte foi overdose de heroína, possivelmente combinado com os efeitos do àlcool.
Acredita-se que Janis estava usando uma heroína "super-potente", pois vários outros clientes de seu traficante também faleceram na mesma semana.
Janis foi cremada, e suas cinzas foram jogadas de um avião sobre o oceano pacífico.

Jim Morrison (08/12/1943 - 03/07/1971)
Cantor da banda The Doors, Morrison foi também conhecido por suas letras e poemas.
Morrison também foi eleito o 47º maior artista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, e o 22º melhor cantor de Rock pela revista Classic Rock.

Morrison foi encontrado morto em uma banheira de um apartamento, por sua namorada, Pamela Courson.
A causa de sua morte foi reportada como insulficiência cardíaca, porém, nenhuma autópsia foi executada, pois não foi encontrada nenhuma evidência criminal no local. Portanto, até hoje a causa de sua morte é um mistério (Mesmo todos sabendo de seu uso abusivo de drogas e àlcool).
Courson reportou que Morrison havia falecido por overdose de heroína, ao cheirar a droga pensando que estava cheirando cocaína.
Courson, porém, deu várias versões diferentes para a morte de Morrison, às vezes dizendo que o teria matado, ou que sua morte teria sido culpa dela. Courson morreu três anos depois, também com 27 anos.

Linda Jones (14/12/1944 - 14/03/1972)
Cantora de Soul, conhecida antigamente como Linda Lane, começou a cantar aos 6 anos de idade, no grupo gospel de sua família, os Jones Singers.
Logo após sua carreira de cantora disparar e alcançar grande sucesso, Linda foi diagnosticada com diabetes, vindo a falecer aos 27 anos.


Ron McKernan (08/09/1945 - 08/03/1973)
Ron "Pigpen" McKernan foi membro fundador da banda de Rock Grateful Dead, tocava orgão, gaita, percussão e guitarra, e entrou para o "Hall da fama do Rock n' Roll" em 1994, junto com sua banda Grateful Dead.
Ron tinha uma grande amizade com Janis Joplin, que também figura nesta lista, tendo inclusive um relacionamento amoroso durante um curto periodo.

Em 1970, Ron começou a sentir sintomas de cirrose biliar, e em 1971, foi impedido de continuar tocando, vindo a falecer em 1973, vítima de hemorragia gastrointestinal.

Seu túmulo contém os dizeres: "Pigpen was and is now forever one of the grateful dead".
que pode ser traduzido como: "Pigpen foi e é para sempre um dos Grateful Dead"
ou: "Pigpen foi e é para sempre um dos mortos gratos/agradecidos"




Dave Alexander (03/06/1947 - 10/02/1975)
Baixista original da banda The Stooges, ao lado de Iggy Pop, sendo demitido da banda em 1970 por aparecer bêbado demais para tocar, em um festival.

Dave faleceu devido a um edema pulmonar, logo após dar entrada ao hospital por pancreatite, devido o consumo de álcool.





Pete de Freitas (02/08/1961 - 14/06/1989)
Baterista da banda Echo and the Bunnymen, Pete tem suas habilidades comparadas com as de Dave Grohl.
Pete faleceu em um acidente de moto durante o trajeto de Londres à Liverpool.

Kurt Cobain (20/02/1967 - Aproximadamente: 05/04/1994)
Outro caso muito conhecido do clube dos 27, Kurt Cobain foi guitarrista e cantor da banda grunge, Nirvana. A vida de Kurt se tornou conturbada devido a fama que ganhou com o Nirvana, e também já ficou frustrado pelo público não entender suas mensagens e visões artísticas em suas músicas.
Kurt Cobain é lembrado até hoje, e ocasionalmente figura em listas dos melhores guitarristas do mundo.

Durante o último ano de sua vida, Kurt teve de encarar seu vício em heroína, doenças e depressão.
Kurt foi encontrado morto no dia 08/04/1994 em sua casa em Seattle, vítima de um tiro de espingarda na cabeça, sendo considerado oficialmente, suicídio.
Sua morte é considerada por muitos, até hoje, um mistério, e muitos acusam sua ex-mulher, Courtney Love.

Kristen Pfaff (26/05/1967 - 16/06/1994)
Kristen foi baixista da banda Hole, banda de Courtney Love, antiga mulher de Kurt Cobain.
Em 1993, foi para reabilitação, por seu vício em heroína, e em 1994, deixou a banda Hole, logo após a morte de Kurt Cobain.

Kristen foi encontrada morta em seu apartamento, no chão, estavam seringas e drogas.
A causa de sua morte foi overdose de heroína de forma acidental.






Amy Winehouse (14/09/1983 - 23/07/2011)
A mais recente vítima do clube dos 27, Winehouse conseguiu fama estrondosa nos últimos anos e recebeu vários prêmios por suas músicas.
Durante sua carreira, Winehouse teve de lidar com uso excessivo de drogas, e frequentou a reabilitação algumas vezes para se livrar do vício.
Até mesmo em suas músicas existem referências ao seu uso de álcool e drogas, como podemos ver em seu hit, Rehab (reabilitação):
Tentaram me mandar para a reabilitação, mas eu disse: "não, não, não"
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu melhorar você irá ver, ver, ver
Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem
Ele tentou me fazer ir para a reabilitação, mas eu não irei, irei, irei
No dia 23 de julho de 2011, Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres.
Embora muitos pensassem que o motivo de sua morte foi overdose, devido seu consumo de drogas, a família de Winehouse disse que a causa de sua morte foi abstinência alcoólica.
Já no dia 26 de outubro, foi anunciado que a causa de sua morte foi excesso de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.