terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pesquisadores usam imagens de Raio-X para reconstruir Stradivarius pela primeira vez


Descoberta pode abrir caminho para cópias fiéis mais baratas e ajudar os músicos que sempre quiseram tocar e estudar um Stradivarius original.
Mil imagens de raio-x foram utilizadas para reconstruir modelo em 3-D.
Existem somente 650 violinos Stradivarius originais no mundo.
As réplicas dos originais ajudarão a reconhecer as cópias falsas existentes.

Uma réplica exata de um violino Stradivarius de 1704, que utiliza imagens de raios-X
Este estudo da Sociedade de Radiologia da América do Norte que levou dois anos para ser desenvolvida, vai tentar desvendar o porquê da fascinação pelos modelos de violino Stradivarius a partir de tomografias computadorizadas utilizando raios X. A equipe “fotografou” a peça cerca de mil vezes para obter cada detalhe do instrumento sem causar nenhum dano ou desmontar o objeto.

O violino original - armazenado na Biblioteca do Congresso dos EUA - ao lado da réplica, esculpida por computador
Um violino de 1704 foi então reconstruído usando ferramentas da máquina computer-aided.
O resultado foi a criação de um modelo em 3D (e posteriormente em madeira) que é uma réplica perfeita dos originais. Fora estudar o método da fabricação e o funcionamento do modelo, será possível utilizar o protótipo digital como base para reconhecer cópias falsas do instrumento.
Assim que este estudo for concluído, futuramente algumas das réplicas serão disponíveis no mercado para os estudantes de grandes escolas de música do mundo.

Um Stradivarius original vendido num leilão recentemente custou 15,9 milhões de dólares!

Antonio Stradivari, um italiano que viveu de 1644-1737, é considerado o maior fabricante da história do violino. Dos cerca de 1.000 violinos que Stradivari fez, somente 650 ainda existem e são muito apreciados por sua qualidade de som única. Existem muitas teorias mas nenhuma explicação simples para a superioridade do Stradivarius. Alguns acreditam que é simplesmente a madeira que Stradivari utilizou.
Muitos fatores influenciam o som de um violino - a partir das qualidades da madeira com a forma do instrumento, o grau de arqueamento e espessura da madeira. 

CNC equipamentos esculpe modelos 3D ultra-precisos dos scans - e pode produzir uma réplica quase perfeita com base em exames de um objeto original. Mesmo assim, a réplica foi concluída com a mão.
Fonte: Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.