sábado, 25 de dezembro de 2010
Feliz natal! 2010
Para comemorar o dia de hoje trago para vocês uma coleção de músicas natalinas executadas com técnica de violão clássico.
Silent night
Jingle bells
Deck the halls
Oh, holy night
We wish you a merry christmas
I saw three ships
Frosty the snowman
We three kings
Ótimos arranjos para se tocar neste dia.
Aproveitem o fim de ano e feliz natal!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Guitarra com a voz
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Música clássica e os desenhos animados
Nada combina melhor com desenhos animados do que a boa e velha Música Clássica!
Veja em: https://www.guitarraemusica.com.br/musica-classica-e-os-desenhos-animados
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Fails! (Ou Wins?)
Confira as fotos:
Afinal, quem não gosta de cantarolar enquanto toma banho? Só tome cuidado para não se afogar enquanto canta... |
Perfeito para quem não sabe mais o que fazer com seus ovos... |
Fonte: There, I fixed it - Redneck repairs
sábado, 27 de novembro de 2010
Teletron - Sintetizador com controle de mente
Seu invento se chama Teletron, confira no vídeo a seguir:
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Feliz dia do músico! 22 de novembro de 2010
Porque? Boa pergunta, mas quem liga? Poderia até dizer que somos honrados por termos duas datas nossas, mas nenhuma das datas é considerada feriado, então qual é a graça? Enfim...
Hoje, dia 22 de novembro estamos comemorando o dia de Santa Cecília, as quais afirmam que, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.
A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Então, desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra. Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, também o dia oficial da música, dos músicos e do canto.
Um músico pode ser aquele que estuda ou leciona música, aquele que compõe canções e escrevem arranjos, regem um coral, tocam algum instrumento ou que cantam. Em geral, aquele que tem ligação direta á música...
Música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, "A arte das musas") são combinações de notas, de forma organizada que formam uma harmonia/melodia.
Antigamente, a música era apenas rítmos batucados por primitivos com instrumentos de percussão (Reparem como muitos "artistas" hoje ainda fazem música primitiva, dando prioridade somente ás batidas) já que o povo primitivo ainda ignoravam os princípios da harmonia, só com o tempo foram acrescentando a ela fragmentos melódicos.
Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, o canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz. Mas a música pré-histórica não é considerada como arte, e sim uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro, apenas um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança.
Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo nas paredes da Casa do Tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também gregos, gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros. Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.
Hoje a tecnologia avançou, a qualidade de gravação pode ser considerada perfeita, e temos também a facilidade de poder escutar nossas músicas preferidas onde quisermos e quando quisermos.
E não só a tecnologia, mas a música também evolui muito (em alguns casos, decaiu e decaiu muito, é a verdade), contamos com uma enorme variedade de instrumentos e equipamentos musicais, que nos proporcionam uma infinidade de timbres e combinações diferentes, e devido a facilidade que temos hoje em gravar algo, é fácil se orgulhar de sua própria composição.
Hino á Santa Cecília:
Espero que tenham gostado desse post especial, e feliz dia do músico!
Até mais!
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Manual de regulagem e manutenção em guitarras, contrabaixos e violões
Hoje trago para vocês um manual ensinando como regular seu instrumento, contendo dicas muito importantes, esse manual é indicado para todos que se interessam por luthieria e também para todos que desejam aprender a lidar com seu instrumento.
Importante:
O blog Guitarra& Música não se responsabiliza por eventuais danos que possam aparecer, defeitos ou qualquer outro problema que possa vir a acontecer.
Não é lendo um livro relacionado ao assunto que qualquer um se tornará um luthier da noite para o dia,
antes de fazer algo, tenha consciência do que está fazendo.
Na dúvida, procure um luthier de confiança!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Ouvido absoluto
sábado, 6 de novembro de 2010
Faça suas próprias palhetas com o "grampeador de palhetas" (Pick punch)
sábado, 30 de outubro de 2010
Afinação básica e por harmônicos
Você já sabe afinar seu instrumento?
Leia o artigo em: https://www.guitarraemusica.com.br/afinacao-basica-e-por-harmonicos
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Eric Clapton e seu timbre "woman tone"
Entenda e aprenda a simular a sonoridade característica de Eric Clapton na guitarra
Leia o artigo completo em: https://www.guitarraemusica.com.br/eric-clapton-e-seu-timbre-woman-tone
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Tocando uma guitarra de papel por realidade aumentada
A idéia da Intel Música é permitir que os usuários toquem virtualmente instrumentos criados a partir de realidade aumentada. No site você pode escolher se prefere tocar uma guitarra ou um mixer de DJ, você então só precisa imprimir em uma folha de papel o instrumento que deseja tocar, ligar sua webcam, e por meio da realidade aumentada tocar o instrumento!
O site permite não só que o usuário toque o "instrumento", mas também permite a gravação da performance, que se tornará parte da galeria da Intel Música, galeria esta que contém vários vídeos de usuários tocando suas guitarras de Papel.
Como isso é possível? A realidade aumentada consiste em fazer aparecer imagens em 3D a partir de pequenos códigos em 2D, que com o uso de uma câmera e um software, capaz de reconhecer os códigos certos, é possível criar ilusões muito convincentes.
Neste caso, os códigos em 2D estarão impressos na folha de papel do instrumento de sua escolha, e quando acionados pelos seus dedos em frente a uma webcam, o software reconhece o código sendo acionado e emite um evento, fazendo com que você "toque" a guitarra ou o mixer a partir de uma folha de papel.
Demonstração da guitarra de Papel:
Demonstração do mixer de Papel:
Se a moda pega... Imagine daqui alguns anos:
-Eu tenho uma guitarra Gibson, e você?
-Eu tenho um Chamequinho!
Entre e confira a novidade: http://www.intelmusica.com.br
domingo, 10 de outubro de 2010
Aposto que você não consegue tocar isso! (Betcha can't play this)
Aposto que você não consegue tocar isso!
Confira em: https://www.guitarraemusica.com.br/betcha-cant-play-this
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Music of the mind, a música criada pela mente
Música criada pela mente.
Confira o artigo em: https://www.guitarraemusica.com.br/music-of-the-mind
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Violoncelo feito de Lego
Sawaya diz que seu violoncelo feito de lego soa diferente de um violoncelo normal. Já que ainda não existem vídeos com o instrumento sendo tocado só nos resta imaginar o som desse violoncelo, que segundo o artista soa como "som de plástico".
Confira no vídeo o processo de contrução do instrumento:
Espero que tenham gostado e preparem-se, pois logo mais a série de posts "Guitarras diferentes" irá voltar com sua 5ª parte, aguarde!
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Sistema CAGED (Sistema 5)
Aprenda a montar acordes com o sistema dos cinco shapes.
Leia a matéria completa em: https://www.guitarraemusica.com.br/sistema-caged
sábado, 18 de setembro de 2010
Morte de Jimi Hendrix completa 40 anos
Jimi Hendrix faleceu há exatamente 40 anos neste sábado, no dia 18 de setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas, a morte de Jimi ainda continua cheia de mistérios.
Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.
Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava, bebendo vinho a seguir. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.
Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.
As letras de uma canção composta por Hendrix e encontradas no apartamento levaram Eric Burdon a fazer um anúncio prematuro no programa 24 Hours, da BBC, de que Hendrix teria cometido suicídio. Depois de um processo por difamação movido em 1996 pela namorada inglesa de Hendrix por anos, Kathy Etchingham, Monika Dannemann cometeu suicídio - embora seu último amante, Uli Jon Roth, tenha feito acusações de que ela teria sido assassinada.
Em 2009, o ex-roadie James “Tappy” Wright publicou o livro "Rock roadie" onde afirmava que Michael Jeffrey, ex-empresário de Hendrix, teria assassinado o músico.
Vamos ficar com algumas músicas de Hendrix em sua memória.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Tocador de régua
Pois é isso mesmo que o cara do vídeo pensou, utilizando uma régua de metal ele toca Canon Rock (Canon in D de Pachebel).
Confira o vídeo:
Convide seu vizinho, use as panelas da sua mãe como bateria e você já tem uma banda!
Ah, se a moda pega...
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Hamsters compositores
Levy Lorenzo, o criador do projeto queria fazer algo nunca feito antes, mas para balancear a idéia maluca, também queria fazer algo que fosse de grande musicalidade.
depois de muita consideração em diferentes designs técnicos e idéias musicais, Lorenzo foi capaz de criar o projeto que realizaria seus objetivos musicais e de engenharia, um sequenciador MIDI inteligente foi desenvolvido para ser controlado por hamsters.
Esse sequenciador produz melodias manipulando elementos musicais de ritmos e escolha de notas, guiado por informações baseadas nos movimentos dos hamsters.
Foram utilizadas cadeias de Markov para computar as batidas e as notas. O sistema suporta 3 vozes simultâneas, gerando 3 oitavas diferentes com 3 pistas de ritmo.
Cada voz é controlada por 2 hamsters: Um modificando a qualidade rítmica da melodia, e outro modificando a sequência das notas. Com todos esses elementos combinados, é produzido uma canção de qualidade muito musical, tratando-se de "composições" feitas por hamsters.
O feito é realizado utilizando um microcontrolador Atmel Mega32, sensores de distância, um controlador MIDI desenvolvido especialmente para hamsters e 6 hamsters, dois para cada pista de áudio.
Se até mesmo hamster podem compor canções, veja que qualquer um pode! (Se bem que tem muitos por aí que não conseguem nem metade do que esses hamsters são capazes... Vide funk carioca e similares)
Espero que tenham curtido, até mais!
Fonte: http://instruct1.cit.cornell.edu/courses/eceprojectsland/STUDENTPROJ/2002to2003/lil2/
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Mouse DS-1 - O mouse de distorção da Boss
O
Mas tanta fidelidade fez com que o
Mas se você possui um estúdio e quer deixar o computador com uma cara mais musical, por £29,99 você leva essa belezinha pra casa!
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Chicken Picking - A palhetada da galinha
Como ensinar sua galinha a tocar guitarra?
Confira em: https://www.guitarraemusica.com.br/chicken-picking-a-palhetada-da-galinha
sábado, 4 de setembro de 2010
Eleições 2010 - Paródias musicais
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Games e Trilhas sonoras (Parte-2) - Midi e VSTi's
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Liu Wei, o pianista sem braços
Aos 10 anos Liu Wei foi eletrocutado e perdeu os braços, Wei começou a tocar pianos aos 19 anos, o que foi uma tarefa árdua, mas hoje com 23 anos seu sonho é se tornar um grande produtor musical, e o acidente que teve brincando de esconde-esconde com os amigos não vai afetar esse sonho.
Veja o vídeo:
Acredito que Liu Wei seja a prova viva de que nunca é tarde para se dedicar a um instrumento, e só depende de nós mesmos e de nossa dedicação o nosso aprendizado. Mesmo tendos obstáculos, nossa dedicação poderá superá-los e deste modo provar a nós mesmos de que podemos tudo, só depende de nós.
domingo, 8 de agosto de 2010
Robert Johnson, a lenda do Blues
Games e Trilhas sonoras
sexta-feira, 16 de julho de 2010
O Código da Vinci e as partituras secretas
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Recordes musicais
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Como funcionam os captadores + Tipos de captação
Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos (Imãs) enrolados por um fio (Coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em frequências diferentes, tal perturbação no campo magnético gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica). O timbre gerado pelo captador depende de quantas voltas dá o fio nas bobinas, a qualidade do imã, e de outros materiais.
Existem dois tipos de captadores, os Passivos e os Ativos, que podem ser Single-Coil (Captadores simples, com uma bobina), Humbucker (Captadores duplos, com duas bobinas) ou Quad-Rails (Captadores quádruplos, com quatro bobinas).
Vejamos a diferença entre os tipos de captação:
Não necessitam de alimentação elétrica para funcionarem e trabalham somente com a energia da transdução do movimento das cordas, precisando somente de um amplificador ligado para funcionarem.
Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra (Madeira da guitarra, Ponte, cordas, material do nut, etc...). Permitem uma enorme variedade de timbres e qualidades, em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.
Captadores ativos
Possuem pré-amplificador interno, necessitando de uma fonte de energia para funcionarem. O timbre é específico e de alto ganho e maior saída, com uma potência muito maior se comparado a captadores passivos, pois o som é captado de melhor forma com o uso do pré-amplificador, mantendo também a integridade do sinal ao utilizar de vários efeitos.
A integração com os materiais da guitarra são reduzidas e os sons são uniformes e previsíveis, permitindo assim pequena variedade de timbres. Captadores ativos costumam ser melhores blindados acústicamente e captam menor interferência por terem menor impedância causando um campo magnético mais fraco e menos suscetível a interferências, assim produzindo menos ruído. Isso porque em sua contrução, o fio tem menos voltas nas bobinas. Por conta do menor campo magnético, os captadores ativos precisam de um pré-amplificador alimentado por uma bateria, aumentando seu sinal. Para melhor uso de captadores ativos, as cordas precisam estar o mais baixas possível, ficando mais próximas dos captadores.
Captadores Humbucker (ou Humbucking)
Captadores Parallel-Coil
São captadores que possuem uma construção semelhante a de um humbucker, utilizando duas bobinas lado a lado com o formato de um captador single. Normalmente são usados para uma sonoridade mais moderna, mas podem ter outras aplicações.
Captadores parallel-coils podem ser chamados de stack, mesmo não tendo as bobinas empilhadas, já que possuem duas bobinas e formato singles. Alguns também se referem aos parallel-coils como humbuckers mesmo não possuindo o formato dos mesmo, mas por possuir duas bobinas características dos humbuckers.
Captadores Quad-Rail
São captadores quádruplos, funcionam como dois parallel-coils dando o formato de um humbucker.
São feitos com material mais barato e são os captadores mais comuns.
Captadores Alnico
São confeccionados com materias mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos captadores cerâmicos. São também comumente mais caros devido à materia prima.
Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto (AlNiCo). Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage, e existem varios tipos de alnico dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura.
Alnico II (2)
Som macio e encorpado com timbragem média, mais grave se comparado aos outros modelos de alnico;
Alnico V (5)
Som com muita característica de instrumentos vintage e de forte ataque;
Alnico VIII (8)
Sons mais claros, com mais brilho e nitidez, possui mais agudos em sua timbragem.
Captadores Piezo/Piezoelétricos
Diferente de captadores magnéticos, os captadores piezoelétricos funcionam com altíssima impedância, chegando até 10 V rms, tornando essencial o uso de pré-amplificadores.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Piano Gloves, o simulador de piano
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Utilizando o diafragma
Durante a inspiração, a cúpula diafragmática se contrai e desce, reduzindo a pressão intratorácica e comprimindo as vísceras abdominais. Esta manobra auxilia a entrada do ar nos pulmões e também a circulação sanguínea na veia cava inferior (que passa pelo forame da veia cava no diafragma). A descida do diafragma resulta também no aumento do diâmetro vertical do tórax.
Na expiração ocorre o processo inverso, o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão intratorácica e expulsando o ar dos pulmões.
Como saber se estou utilizando o diafragma corretamente?
Quando se utiliza o diafragma a barriga se estufa quando se inspira, e murcha quando se expira o ar.
Os ombros devem ficar imóveis durante a respiração, desse modo você estará fazendo uso do diafragma.
Ativação do diafragma
A ativação do diafragma é um exercício puramente mecânico, nele ainda não nos preocupamos propriamente com a respiração. Sentado ou em pé, tendo previamente esvaziado os pulmões, movimente a barriga para frente e para trás sob a ação do diafragma.
Não utilize de movimentos violentos, pois poderá vir a sentir alguma dor, a qual deverá passar por repouso.
Comece treinando por um minuto e conforme for se acostumando com o exercício vá aumentando o tempo de treino. Habitue-se a manter a atenção no movimento do diafragma para melhor controle.
Evite a prática se o estômago estiver cheio.
Limpeza do pulmão
A respiração utiliza somente um terço do pulmão, então o que acontece com o restante do ar que respiramos? Boa quantidade de ar fica estagnada, sem renovação, sujeita portanto a deteriorar-se e deteriorar o próprio pulmão e consequentemente, toda a saúde.
Porém, se você já sabe utilizar o diafrágma, você pode expulsar esse ar estagnado dos seus pulmões.
Primeiro expulse todo o ar que conseguir, ajude com uma pequena tosse e complete puxando o diafragma para cima e comprimindo a musculatura abdominal, encolhendo ao máximo o abdômen.
Novamente, essa prática deve ser evitada caso estiver com o estômago cheio.
01. Inspire o ar, e segure sua respiração o máximo que conseguir.
Não force seu limite, solte o ar quando achar necessário.
(Procure cronometrar o tempo que fica com o ar preso aos pulmões e tente ficar por mais tempo)
02. Inspire o ar, e vá soltando lentamente até que se esvazie todo o ar de seu pulmão.
(Tente praticar esse exercício soprando a chama de uma vela, sem fazer com que apague).
03. Inspire e expire o ar dos pulmões de forma ritmada, e conforme for se acostumando ao exercício vá diminuindo o intervalo entre uma respiração e outra, até que os intervalos se tornem bem curtos.
(Nesse exercício é comum que se sinta um pouco de tontura, isso acontece porque o cérebro receberá mais oxigênio do que o de costume. Quando isso acontecer, repouse uma das mãos sobre a cabeça até estar melhor)
Esses exercícios podem ser feitos de pé, sentado ou deitado (Embora seja mais recomendável ser feitos de pé).
Quando os exercícios forem feitos deitado, você pode colocar um peso sobre o abdômen para treinar a musculatura do diafragma.
Considerações finais:
- Inspire o ar pelo nariz, para que o ar chegue mais quente aos pulmões.
- Independente se a respiração seja feita pela boca ou nariz, evite produzir qualquer ruido enquanto respira, mesmo que ela seja feita me maneira rápida.
- No início o diafragma pode doer, isso acontecerá caso você não está acostumado a utilizar o diafragma, ou caso treine muito os exercícios.
- Vale novamente frisar que na respiração diafragmática, os ombros e peitos não devem se mover, somente o abdômen.
domingo, 6 de junho de 2010
Iguana guitarrista
Em sua casa em Bangcoc, santisak treina sua iguana de 2 anos a "tocar guitarra".
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Steve Stevens e a Raygun
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Gibson HD.6X-Pro (A guitarra digital da Gibson)
quinta-feira, 20 de maio de 2010
O violão clássico e as unhas
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Guitarra de concreto
Testando a qualidade de captadores Piezo com um bloco de concreto.
Veja em: https://www.guitarraemusica.com.br/guitarra-acustica-de-concreto
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Ilusões sonoras e áudio 3D (Holofonia)
Misa - Guitarra digital
domingo, 9 de maio de 2010
Tipos de encordamentos
sábado, 24 de abril de 2010
Piano falante
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Árvore musical
quarta-feira, 21 de abril de 2010
John Cage e sua obra experimental
terça-feira, 6 de abril de 2010
Music from a tree (Tocando uma árvore)
Para "afinar" a árvore, ele simplesmente escolheu o tom de sua peça e afinou os galhos aparando-os com um apontador de lápis.
Para a gravação ele utilizou dois microfones Røde NT6 e um NTG-2 em conjunto com um estetoscópio customizado. Foi utilizado o software ProTools LE e nenhum sintetizador ou sampler para criar ou modificar os sons, todos os sons vieram da própria árvore, sacudindo a folhagem, utilizando um arco nos galhos, batucando ritmos na casca da árvore, etc.
Confira um pouco desse trabalho no mínimo curioso:
Diego modificou um estetoscópio com a utilização de uma mangueira, a conexão entre a mangueira e o microfone teve que ser selada para boa transmissão do som.
Nesta foto ele está gravando baixas frequências utilizando de um grande pedaço da casca da árvore, ele utilizou o som como um bumbo de bateria.
Dois microfones Røde NT6 presos aos dedos com elásticos.
Ele teve essa idéia pois suportes de microfone não são muito praticos em certos locais, e também porque desta maneira ele poderia mover dinâmicamente os microfones durante a gravação.
Afinando o galho, apontando-o com um apontador de lápis.
Utilizando o arco no galho que foi usado para dar o baixo da música.
Utilizando o arco no galho que deu as notas agudas da música.
Confira o vídeo da música:
Fonte: http://www.behance.net/Gallery/Music-from-a-Tree/263872
Bônus: Music from a bonsai (Tocando um bonsai).
Interessante, não? espero que tenham curtido, até mais!
domingo, 4 de abril de 2010
A escala diatônica e sua relativa
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Guitarras diferentes (Parte 4)
http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010/03/guitarras-diferentes-parte-1.html
http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010/03/guitarras-diferentes-parte-2.html
http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010/03/guitarras-diferentes-parte-3.html
quarta-feira, 31 de março de 2010
Inversão de acordes
Porém, nem sempre a tônica precisa ser o baixo do acorde!
Com a inversão de acordes você vai utilizar tríades e modificar a ordem com que as notas são tocadas.
Tríades
ela consiste em 1ª (Tônica), 3ª e 5ª.
Leia a matéria completa em: https://www.guitarraemusica.com.br/formacao-de-acordes-com-triades
terça-feira, 30 de março de 2010
Guitarras diferentes (Parte 3)
http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010/03/guitarras-diferentes-parte-1.html
http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010/03/guitarras-diferentes-parte-2.html
Pozzoli - Ditado musical
segunda-feira, 29 de março de 2010
A história da distorção
Guitarras diferentes (Parte 2)
http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010/03/guitarras-diferentes-parte-1.html
domingo, 28 de março de 2010
Violão clássico com temas
Até mais!
Guitarras diferentes (Parte 1)
Mas todos os modelos foram criados utilizando de muita criatividade
(E um pouco de loucura sem-noção em alguns casos). Confiram aí!
A guitarra amaldiçoada
Heróis da Guitarra
- Edu Ardanuy: Mad dog
- Sydnei Carvalho & Alex Martinho: The greatest battle
- Ozielzinho: A procura
- Jota Voz: For you
- Fabio Kufa: Black Coffee
- Marcelo Barbosa: Who's next?
- Ricardo Soares: Highway
- Michael Top: Hero
- Roger Franco: Friends
- Lucas Fagundes: Under the skin
- Daniel Piquê: OO
- Zé Filho: Bordão em ré
- Isaac Negrene: New face
- Ricky Furlani: Talking
- Bruno Albuquerque: Só o quimba
- Gustavo di Padua: Spiritual Lesson
Heróis
É interessante observar que a maioria das pessoas quando se deparam com a palavra “heróis”, automaticamente subentendem como “melhor”, imaginando inconscientemente como se fossem sinônimas. Talvez isso ocorra baseado em suas concepções e preferências nos “super heróis” dos quadrinhos e desenhos animados, porém a origem etimológica da palavra é bem diferente. Do latim heros, é uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. Ou seja, é alguém que consegue apesar de obstáculos de grande dimensão, chegar onde quer. Viver de música no Brasil é uma verdadeira odisséia. Quando se trata de música instrumental, o grau de dificuldade se eleva em um grande percentual. Olhando por
esse prisma, todos os artistas que trabalham com música instrumental são verdadeiros “Heróis”, matando cada dia um leão em busca de um lugar ao sol. Dentro dessa idéia foi concebido o título desse projeto, “Heróis da Guitarra”.
O projeto
sexta-feira, 26 de março de 2010
Palhetas
Pontes Kahler
A ponte Kahler foi criada em 1979 por Gary Kahler e Dave Storey.
Seu sistema possibilita mudar a posição dos saddles em várias direções,
podendo inclusive diminuir a distância de uma corda para outra caso queira.
O sistema Kahler funciona também como ponte fixa se preferir,
podendo simplesmente com um apertar de parafuso mudar de ponte flutuante para ponte fixa!
Kahler Tremolo on the PXD Demo:
Kahler Tremolo on the PXD Demo Pt2:
A marca Kahler produz um dos únicos sistemas de ponte flutuante para baixos,
que podem ser vistos usados por Victor Wooten e Les Claypool.
Suas pontes podem ser vistas também nas guitarras de Glenn Tipton & K.K. Downing do Judas Priest,
Kerry King & Jeff Hanneman do Slayer e vários outros guitarristas.
Se você tem dúvidas se deve escolher uma ponte Kahler ou uma Floyd Rose assista esses vídeos e tire sua conclusão.
Kahler vs. Floyd Rose - Part 1 of 3
Kahler vs. Floyd Rose - Part 2 of 3
Kahler vs. Floyd Rose - Part 3 of 3
Até a próxima!