sábado, 17 de dezembro de 2011

Air Piano

Todos conhecemos o Air Guitar, mas e o air piano?
Sim, o Air piano existe, e diferente do Air Guitar, não é só você fingir que está tocando piano, você realmente toca o piano no ar.

O AirPiano é uma interface musical que possui sensores de gestos, ou seja, você não precisa tocar no aparelho, basta você "tocar" as notas no ar, confiram o vídeo a seguir:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aplicativos musicais para dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch e iPad)

Já falamos sobre Aplicativos musicais para celulares Android, agora chegou a vez de falarmos dos dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch e iPad).

Guitar Pro
Acredito que a grande maioria de vocês já utilizaram o Guitar Pro no PC, Pois agora você pode usá-lo também no seu Dispositivo iOS.

Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, o Guitar Pro permite que você crie e edite partituras para guitarra, violão, baixo, teclado, enfim...

O Guitar Pro também lê partituras já prontas que você pode baixar em sites, no formato do próprio programa, ficando muito mais fácil aprender a tocar qualquer música.

Link: http://itunes.apple.com/br/app/guitar-pro/id400666114


Amplitube
O AmpliTube é um processador multi-efeitos com seu próprio estúdio para gravações.

Ele funciona como um amplificador virtual, onde você escolhe os efeitos, e equaliza seu som como achar melhor, como se estivesse usando um amplificador de verdade.

O AmpliTube possui simuladores de amplificadores Fender, efeitos Reverb, Overdrive, Compressor, Choir, Phaser, entre outros.
E possui também afinador e metrônomo integrados.

Link: http://itunes.apple.com/br/app/amplitube/id373524000


GarageBand
Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, o GarageBand é uma coleção de instrumentos virtuais, e disponibiliza também um estúdio completo para gravação e edição de músicas.

É possível até mesmo plugar uma guitarra em seu dispositivo e gravar diretamente do instrumento, ou usar o microfone do aparelho.




Link: http://itunes.apple.com/fi/app/garageband/id408709785


Smart Guitar
O Smart Guitar é um simples aplicativo que permite que você toque guitarra/violão em seu celular/tablet.

Selecione os acordes que deseja tocar e saia fazendo seu som. O design do aplicativo permite também que a pessoa segure o aparelho como se fosse o braço do próprio instrumento, basta segurar seu iPhone ou iPod Touch como se estivesse segurando sua guitarra, e pressionar as notas.



Link: http://itunes.apple.com/br/app/smart-guitar/id446637482


WildChords
WildGuitar é um aplicativo que ensina o usuário a tocar guitarra de forma simples e divertida.

Compatível com o iPad, você pode usar sua própria guitarra plugada no aparelho para aprender.

Neste joguinho educacional, você precisa hipnotizar animais que fugiram do zoológico com a música de sua guitarra.






Link: http://itunes.apple.com/fi/app/wildchords/id453707538

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

How it's made: Como é feito um violão?

Mais uma matéria da série How it's made, do Discovery Channel.
Desta vez vamos ver como um violão é feito, confiram (Inglês):




















Os melhores violões são fabricados com madeiras de árvores de 800 anos de idade. Uma árvore de 800 anos de idade possui perfeito equilibrio entre a flexibilidade para vibrar, e a força exigida  para aguentar a tensão das cordas.

A madeira precisa ser leve, e vibrar bem com o ataque das cordas. A madeira é cortada já com seu formato usando uma prensa de 30 toneladas.

O tamanho do buraco no tampo do violão afeta o som do instrumento, quanto maior o buraco, o som será mais agudo, quanto menor o buraco, o som será mais grave.
Depois do buraco feito, é colocada a decoração do mesmo.

Em seguida, a lateral do violão é feito, para isso a madeira é colocada por cerca de 15 segundos em água fervente. Depois a madeira é posicionada numa prensa térmica com o formato do violão, para fazer a curva,
e então as duas laterais são unidas.

A estrutura é feita posicionando peças de madeira no tampo do instrumento. O posicionamento estratégico dessas peças ajudam o tampo do violão a aguentar a tensão gerada pelas cordas.
A lateral do violão então é colada ao tampo e o fundo do instrumento. Depois de algumas horas até que a cola seque, o corpo do violão passa por um processo de lixamento, e uma máquina mede o angulo em que o braço e o corpo do violão irão se juntar. O ângulo é muito importante para a qualidade do som do instrumento.

O corpo então é pintado, e a escala já vai recebendo seus trastes.
Em seguida é instalado o tensor no braço do violão, e a escala é colada no braço.
O braço do violão e o corpo então são juntos, e o cavalete é instalado e fixado.

Depois de pronto, as cordas são colocadas e o violão, afinado.
Um violão demora cerca de 3 semanas para ser feito, devido ao tempo necessário para que toda a cola se seque.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Blue Notes

Provavelmente a grande maioria dos guitarristas conhecem o blue note, mas o que ele é realmente? e como utiliza-lo em uma música?

Confira a matéria em: https://www.guitarraemusica.com.br/blue-notes

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

How it's made: Como é feito um piano?

Você já parou pra pensar em como um piano é feito?
A série How it's made do Discovery Channel mostra pra gente o processo de fabricação de um piano da marca Mason & Hamlin, confiram (Inglês):




















Várias camadas de madeira são posicionadas em uma "forma" com o formato do piano até que a cola seque, em seguida, a madeira é levada para uma sala, onde fica por 30 dias, para que a madeira seque ainda mais.

O próximo passo é criar a estrutura do piano e colocar o tensor, para reforçar a armação.
Em seguida é colocado o quadro de ressonância, que irá funcionar como o "amplificador" do piano, e as duas pontes, onde são colocadas as cordas do instrumento, fazendo com que as virações das cordas sejam transmitidas pro quadro de ressonância.

As travessas são colocadas, e demoram cerca de uma hora para secar a cola.
Depois de secas, as travessas são cortadas, deixando-as mais finas, para que o quadro de ressonância possa trabalhar corretamente quando o piano for tocado.

O quadro de ressonância é posicionado sob uma prensa, onde é colocado um "posicionador", para que a ponte seja fixada no local correto.

O quadro de ressonância é então colado à madeira com o formato do piano.
O piano é colocado de lado, e um cortador modela o "braço" do piano. Logo depois, o piano é lixado, pintado, e polido.

A estrutura de ferro, então é pintada de dourado. O "pinblock" é colocado, nele são posicionadas as cordas, suportando cerca de 20 toneladas de tensão.
As cordas são então colocadas, cada corda gera uma tensão de quase 200kg.

Os "martelos" de feltro são colocados, eles funcionam como se fosse uma "palheta" no piano, atacando as cordas e gerando o som, cada nota possui seu próprio martelo.
Pesos são colocados sobre as teclas, para que cada um seja testada, confirmando o "peso" das teclas. Todas as teclas devem exigir a mesma força do pianista para que sejam tocadas.

Em seguida o piano é afinado, e está pronto para as mãos de um pianista.
Como dito no vídeo, um piano de cauda deste tipo pode custar tanto quanto um caríssimo carro de luxo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

“BlueJay ”Greenberg, o gênio musical do século XXI. Parte 2

(Acompanhe a matéria, leia AQUI a Parte 1).

Jay "Bluejay" Greenberg, o maior gênio musical dos últimos 200 anos, começou a tocar violoncelo aos três anos de idade e, posteriormente, aprendeu sozinho a tocar piano.
Suas primeiras composições foram escritas com a idade de seis anos. Suas primeiras lições formais na teoria e composição começou quando ele tinha sete anos. Na idade de dez anos, ganhou uma bolsa de estudos na Escola de Música de Nova York, a prestigiada Juilliard.

O que se passa nestas mentes mais do que simplesmente reproduzir uma música anteriormente ouvida, é um processo que David Cope por si só analisou nos seus programas de composição algorítmica e pôs o seu computador a fazer. Algo que para os humanos normais não é possível desta forma, fazendo com que levassem anos para ser feita!
Noções como "recombinação", "alusão", "assinaturas", "reconhecimento de padrões" etc.


Todos nós sabemos que nada se cria, tudo se transforma. Quando na realidade pensamos criar algo novo, estamos na realidade fazendo associações e recombinações de conceitos já apreendidos por nós em alguma parte no tempo, e a utilizá-los de forma criativa e a dar-lhes uma nova apresentação original: estabelecer conexões nunca antes estabelecidas.

Imaginem o computador do David Cope: ele insere na base de dados todos os corais de Bach. Depois, o computador "limita-se" a analisá-los, ver os padrões, as regras pelas quais eles se guiam, a detectar o "estilo" e reduz tudo isto a tabelas numéricas. Depois consegue com processos matemáticos e do acaso, fazer recombinações a partir de uma nota inicial qualquer. O resultado é óbvio: como segue todos os processos padronizados de Bach, vai sair necessariamente um coral que vai "soar" a um coral de Bach. Ou seja, vai sair um "novo coral de Bach". É novo porque esta combinação de notas, nunca tinham sido utilizadas. É "de Bach" porque este estilo de padrões e combinações já o tinham sido utilizadas, muitas vezes, por este compositor.

Agora imaginem que nessa base de dados, não tínhamos apenas corais de Bach, mas uma outra obra diferente. Uma sonata de Mozart, por exemplo. Isto, poderia talvez confundir o computador. Na realidade o que aconteceria era que quando o computador fosse tentar compôr um "novo coral de Bach" iria receber umas mínimas influencias desta sonata de Mozart perdida na base de dados. Se a nova obra composta - um coral "pretensioso", fosse ela própria reconduzida de novo para a base de dados, já teríamos duas "anomalias genéticas" na população. E um segundo coral de Bach sairia ainda mais distinto por este estilo híbrido. A certa altura do tempo, o estilo começaria a evoluir, e começaríamos a ter um estilo novo, já muito distante dos corais de Bach, mas que em nada se assemelharia às sonatas do Mozart, visto ter partido de apenas uma amostra. Teríamos um "estilo próprio".


BlueJay, acredito, que passe por todo este processo. O seu cérebro, é uma gigantesca base de dados de música de todos os gêneros. O que se passa é que este mesmo cérebro inconscientemente começa a fazer recombinações e reconhecimentos de padrões dos seus compositores favoritos (Bernstein, Copland, Stravinsky), e assim não se admira que consiga "ouvir obras" que se aproximam do estilo destes compositores, mas ao mesmo tempo ter um estilo próprio. Porque está fortemente "contaminado" por influências que vão desde o Jazz, ao pop, etc.

A diferença entre Jay Greenberg e o computador de Cope, é que Jay é uma pessoa. E só por si é admirável o que ele consegue fazer. Porque trabalha a velocidades e com precisões que a maioria dos humanos não consegue.

A segunda é que sendo uma pessoa, tem consciência do universo e de si. E como tal, pode decidir e discernir. A sua base de dados, que num computador seria caótica: a mistura de toda a música na base de dados de um computador só iria dar lixo, em Jay Greenberg não o é! O seu cérebro consegue perceber o que pode ou não combinar. O que faz sentido ou não fundir. E é por isso que Jay (acredito eu!) não ouve um compasso de Jazz, um compasso de Beethoven, um compasso de Metallica e escreve. Não, Jay, ouve melodias coerentes, estruturadas e consentâneas com uma afinidade intrínseca.

A conclusão é que Jay é um brilhante exemplo do que um computador pode fazer, mas ainda lhe falta fazer para ser perfeito.

A segunda conclusão é que há bênçãos para a humanidade que não se explicam facilmente e Jay é um deles. Espiritualistas acreditam que BlueJay trata-se de criança índigo (é uma teoria que afirma que, supostamente, uma nova geração de crianças com habilidades especiais estejam nascendo e que estariam trazendo uma "Nova Era" para a humanidade), assim como outros jovens gênios deste século, de outras áreas, como os da tecnologia, por exemplo. É que ser um instrumentista prodígio é tecnicamente fabuloso, mas ser um compositor prodígio, é raríssimo, porque se tem de conjugar, não um processo físico, mas um processo mental muito mais complexo: Jay tem de saber tudo e mais alguma coisa sobre todos os instrumentos e não apenas de um.

Analisamos aqui superficial e resumidamente a explicação mais básica sobre a fisiologia do cérebro de Jay, o lado médico neurológico, seu possível método de composição e alinhamento de ideias que se assemelham aos de um computador super avançado, e até uma explicação espiritual, mas quem de fato consegue explicar como funciona a mente deste jovem gênio em ascensão? Resta saber o que o tempo fará a BlueJay e por que caminhos o seu dom o levará.


Texto adaptado de Tiago Videira.
Edição e correção por Eni Miranda.
Fontes: http://www.jaygreenbergmusic.com/

Ouça: Symphony No. 5 (London Symphony Orchestra feat. conductor: José Serebrier) / Quintet for Strings (Juilliard String Quartet)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"BlueJay" Greenberg, o gênio musical do século XXI. Parte 1

"Estamos falando de um prodígio ao nível dos maiores prodígios da história na área da composição, como Mozart, Mendelssohn e Saint-Saëns. Se Jay estivesse aqui agora, enquanto falamos, poderia estar a compor uma sonata para piano em 25 minutos, à nossa frente e seria uma grande obra musical. É um fenômeno raro! Para compôr é preciso saber as notas de cada instrumento, o ritmo, as entradas, etc. Como compôr para harpa e oboé? Ter a certeza de que não é para tocar no piano, etc. É preciso dominar centenas de milhares de bits de informação para compor uma peça musical."
Sam Zyman – compositor (em entrevista)


Jay "Bluejay" Greenberg, nasceu em New Haven, Connecticut, a 13 de Dezembro de 1991. Aos dois anos de idade já desenhava notas musicais, violoncelos e outros instrumentos musicais, e sem saber ler escreveu a palavra “Celo”. Surpreendidos, seus pais levaram-no a uma loja de instrumentos musicais e arranjaram-lhe o seu primeiro violoncelo, em que ele começou a tocar como se conhecesse o instrumento há anos.
No ensino fundamental passava as aulas escrevendo partituras sem dar atenção às matérias. Os pais foram chamados várias vezes à escola, para reuniões de urgência, devido ao comportamento "problemático" da criança.
Aos 10 anos de idade entrou para um dos mais consagrados conservatórios de música, o Julliard em New York.
Aos 12, a sua obra "The Storm" foi tocada pela New Haven Symphony em Connecticut. Escreveu cada nota para todos os instrumentos em poucas horas.
Aos 13 anos já tinha escrito 5 sinfonias.
Ficou mundialmente conhecido após uma entrevista ao programa "60 Minutes" em 2004, aos 12 anos de idade.

sábado, 12 de novembro de 2011

sábado, 1 de outubro de 2011

Superação - Violonistas sem braços

Não é raro alguém encontrar uma pedra no caminho e desistir de algo. Por exemplo, não conseguir montar uma pestana e desistir de tocar violão.

Mark Goffeney mostra que se quisermos algo, é possível superar os obstáculos que encontramos no caminho.
Nascido sem os braços, Mark é conhecido como "Big Toe" por tocar violão com os pés.
Confiram um vídeo dele tocando Fade to Black do Metallica:



















Tony Melendez é outro músico nascido sem os braços, e que com dedicação, aprendeu a tocar violão com os pés.
Neste vídeo ele aparece tocando a canção Let it be do Beatles.



















Peço desculpas pela minha ausência, tentarei trazer mais conteúdo para vocês conforme o possível.
Até a próxima!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estudos mostram que música pode ajudar na engorda do gado

Segundo estudos, a música ajuda a acalmar o gado, ajudando também a produção de leite das vacas (não dos bois). Embora não existam estudos comprovando que a música ajude a engordar os gados, já tem gente apostando na idéia.

Agora você já sabe das consequências ao escutar música ao lado daquela vaca da sua amiga, ou daquele seu amigo chifrudo! =P

Fonte: Globo Rural

domingo, 28 de agosto de 2011

Aplicativos musicais para celulares Android

Hoje os celulares fazem muito mais do que fazer e receber ligaçoes, ou mandar e receber SMS.

Atualmente os smartphones permitem que você acesse a internet como se estivesse em seu próprio computador, permite o usuário a acessar sua conta no facebook, Twitter, Orkut, assim como receber e-mails e usar o MSN e Skype. E também você pode jogar vários games, desde os casuais mais simples como Angry Birds, como os mais complexos, como o Infinity Blade, feito na Unreal Engine.

Mas isso não é o bastante, com os celulares de hoje em dia você pode fazer muito mais!
E o Guitarra & Música fez uma seleção dos melhores aplicativos musicais free para Android, cofiram:

sábado, 30 de julho de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Violão clássico com temas (Tabs+Partituras)

Trago à vocês hoje a continuação do post: Violão clássico com temas.
Desta vez trazendo algumas partituras e tablaturas (Para os preguiçosos de plantão que não querem aprender a ler partituras hehehe). Estarei disponibilizando também para download os arquivos Guitar Pro (.gp5) junto com os pdfs, para quem não tiver Guitar Pro.

Estas músicas utilizam técnica de violão clássico, e também de Fingerstyle Guitar.
Fingerstyle guitar utiliza básicamente da mesma técnica de violão clássico, podendo dizer que sua única diferença seja o fato de que o Fingerstyle utilize violão de cordas de aço, ao invés de nailon.

Então confirma algumas partituras que separei: (Clique para aumentar)

Angry Birds theme

Download (PDF + Guitar Pro Tab)

Super Mario Bros theme


Download (PDF + Guitar Pro Tab)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como ler partituras

Hoje as coisas são bem mais fáceis, e muitos se perguntam: "Pra que aprender partitura se posso ler tablaturas ou deixar o Guitar Pro me ensinar?".
Bem... De certo modo isso pode até ser verdade, mas como esperar se tornar um bom músico sem aprender a ler partituras? Afinal, uma coisa é saber tocar, tocar bem e saber várias técnicas, outra coisa é ser músico!

Uma hora ou outra na vida de um "músico", este irá se deparar com uma partitura que precisa ler...
E se não souber ler partituras?

Aprenda a ler partituras com a matéria completa: https://www.guitarraemusica.com.br/como-ler-partituras

sábado, 2 de julho de 2011

Instrumentos musicais mais caros do mundo

Violino Giuseppe Guarnieri
Este violino, fabricado pelo famoso italiano Giuseppe Guarneri del Gesù foi a leilão em 2010, sendo arrematado pela bagatela de $18 MILHÕES de dólares, sendo considerado o instrumento musical mais caro do mundo.

Fabricado em 1741, só existem cerca de 140 vilinos Giuseppe Guarneri, considerados mais valiosos que os violinos Stradivarius, muitos deles estão a mostra em museus espalhados pelo mundo.




Guqin (Instrumento tradicional chinês)
Guqin é um instrumento tradicional chinês de sete cordas.
Até mesmo o emperador Quianlong (1736 à 1795) possuia um Guqin...
E este foi vendido por $8.71 MILHÕES de dólares.

Confira um vídeo demonstrando a sonoridade do instrumento:



Violino Giuseppe Guarnieri
Mais uma vez os violinos Giuseppe Guarnieri marcam presença, desta vez, ele foi arrematado por $3.9 MILHÕES de dólares.

Embora a marca Stradivarius seja a mais conhecida e respeitada, foi Bartolomeo Giuseppe Antonio Guarnieri que conseguiu a marca dos instrumentos mais caros do mundo.

E só por curiosidade, Giuseppe Guarnieri foi o neto de um dos aprendizes de Stradivari, responsável pelos violinos Stradivarius.



Guitarra Fender Stratocaster autografada
Guitarra Fender Stratocaster autografada por músicos como: Angus Young e Malcolm Young, Brian May, Bryan Adams, Eric Clapton, Ritchie Blackmore, Jimmy Page, Keith Richards, Mick Jegger, David Gilmore, Def Leppard, Jeff Beck, Pete Townsend, Mark Knopfler, Ray Davis, Ronnie Wood, Tony Iommi, Paul McCartney, Sting e Liam Gallagher.
Esta guitarra toda rabiscada foi à um leilão beneficente, realizado para ajudar as vitimas do Tsunami, e foi arrematada por $2.7 MILHÕES de dólares.

Piano Steinway & Sons - Model Z
Este piano foi comprado por John Lennon em 1970, e foi nele que Lennon compôs a canção Imagine.
O piano possui até mesmo marcas de cigarro deixadas por Lennon.

Em 2000, George Michael adquiriu o instrumento por $2.1 MILHÕES de dólares.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Air Guitar Move - O Air Guitar no iPhone

Lembra quando você ainda era criança e ficava brincando de AirGuitar no meio da sala? Ou até mesmo hoje, quando se anima com aquela música que você adora?
Agora este aplicativo promete deixar seu AirGuitar muito mais divertido, você só precisa de um iPhone ou de um iPod Touch, para bater cabeça tocando sua música favorita no ar.


Para usar o Air Guitar Move, basta segurar seu iPhone com a mão esquerda, como se estivesse segurando o braço de uma guitarra, e com a mão direita, segurando a palheta do aplicativo, "palhete o ar".
Pronto, você já está tocando Air Guitar.

"O Nintendo Wii provou que se movimentar é mais divertido que pressionar botões. Air Guitar Move prova que é mais divertido que apertar ou chacoalhar seu iPhone."
"A música está no ar. No nosso caso, literalmente."


O Air Guitar Move virá em duas versões: Em plástico preto, e uma versão limitada em alumínio vermelho.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Google Doodle - Les Paul 96 anos

O doodle que o Google preparou para o aniversário de 96 anos do nascimento do lendário Les Paul foi um sucesso, e houve comentários por toda a internet.
E por essa razão trago para vocês o link, para que possam voltar a curtir a guitarrinha do google:
http://www.google.com/logos/2011/lespaul.html

E aproveitando a deixa, trago à vocês também uma seleção de músicas que os usuários do Google gravaram utilizando o doodle, vamos conferir:

















Espero que tenham curtido, até a próxima!

sábado, 11 de junho de 2011

Guitarras diferentes (Parte 5)

Depois de muito tempo, trago à vocês a continuação da série "Guitarras diferentes" com a 5ª parte.
Para quem ainda não conferiu as últimas postagem:
Guitarra & Música: Guitarras diferentes (Parte 1)
Guitarra & Música: Guitarras diferentes (Parte 2)
Guitarra & Música: Guitarras diferentes (Parte 3)
Guitarra & Música: Guitarras diferentes (Parte 4)

Guitarra em homenagem aos falecidos do atentado de 11 de setembro.
Acoustar, e seu "braço retrátil"
Guitarra voadora
Como é que alguém consegue tocar um bicho desses?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Les Paul completaria 96 anos, e até o Google faz sua homenagem

O famoso Les Paul, responsável pela tão famosa guitarra que leva seu nome (Les Paul, duh!), estaria comemorando seus 96 anos.

Nascido dia 09 de junho de 1915, Les Paul faleceu aos 94 anos no dia 12 de agosto de 2009, devido a complicações de pneumonia.

Até hoje Les Paul é considerado uma lenda, não só pelas guitarras que fabricava e que até hoje possui fãs fervorosos, mas Les Paul foi também o criador da gravação multi-canais que hoje usamos todos os dias nos estúdios de qualquer parte do mundo, e até mesmo em casa.

E para homenagear este grande guitarrista, o Google preparou um Doodle especial para você "tocar guitarra". Sim meu amigo, você pode tocar o doodle do Google para homenagear Les Paul!












Aqui fica também a homenagem do Guitarra & Música à esse grande artista. Parabéns Les Paul!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

terça-feira, 31 de maio de 2011

Música nas escolas

Um passo para uma melhor qualidade educacional no Brasil?

Confira o artigo completo em: https://www.guitarraemusica.com.br/musica-nas-escolas

"O objetivo não é formar músicos mas garantir uma formação artística mais aprofundada, de crianças mais inteligentes" (Fernanda Abreu)


sábado, 7 de maio de 2011

A pegada de um guitarrista (O que é pegada?)

A pegada de um guitarrista é um assunto polêmico, chegando a gerar discussões, muitas pessoas tem idéias diferentes do que significa a pegada de um guitarrista...
Então, o que é pegada? Como conseguir? Tem pra vender?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

quinta-feira, 7 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

Orquestra Filarmônica toca para público formado por plantas

Uma das mais prestigiadas orquestras britânicas, a Royal Philharmonic Orchestra, liderada pelo maestro Benjamin Pope, tocou para um "público" formado exclusivamente de plantas.
Foram mais de 100 variedades de plantas e vegetais instaladas confortávelmente diante do palco.
O objetivo era testar a teoria de que ondas sonoras são capazes de estimular o crescimento de plantas.
A orquestra executou um recital de três horas no Cadogan Hall, em Londres. Seus 33 músicos de auto nível  executaram várias composições famosas, como a 40ª sinfonia de Mozart.


"Já tocamos alguns recitais pouco comuns antes, mas este tem de ser o mais estranho. O público foi o mais cheiroso para o qual já tocamos... Esperamos que o som da música clássica resulte em um muito crescimento agora na primavera", Diz o maestro da orquestra, Benjamin Pope.

O concerto foi organizado pelo canal de compras QVC, que desejava testar a polêmica teoria de que as ondas sonoras estimulam a produção de proteínas nas plantas e as ajudam a crescer mais rápido.
Um álbum de 45 minutos baseado na performance, chamado "The Flora Seasons: Music to grow to" está disponível para download gratuito no site de compras para que os jardineiros mais entusiasmados possam testar a teoria em seus próprios quintais.
As plantas que "assistiram" à filarmônica em Londres também estão à venda no site da QVC.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Rocksmith - Jogando video game com uma guitarra de verdade

Depois da empresa Activision ter anunciado a morte da série Guitar Hero, a Ubisoft vai lançar o jogo Rocksmith, onde não será mais usado uma guitarrinha de brinquedo, o jogador poderá plugar sua guitarra de verdade e jogar com ela (Embora já tenham sido lançados outros dois jogos com a mesma função), tornando a jogatina numa experiência musical mais realista, diferenciando o jogo do famoso Guitar Hero, onde o jogador apertava uma das cinco teclas da guitarrinha conforme o tempo da música.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mosaico com 5 mil palhetas retrata Jimi Hendrix

O artista plástico Ed Chapman criou um mosaico homenageando o guitarrista Jimi Hendrix utilizando mais de 5 mil palhetas, todas cedidas pela marca Fender, a marca de guitarras que Hendrix usava.

O mosaico estava exposto nos estúdios Abbey Road, em Londres, e foi leiloado por £23.000 (Cerca de R$61.472), no leilão beneficente chamado Sound & Vision. A renda foi revertida para a ONG Cancer Research UK, entidade britânica que pesquisa tratamentos para o câncer.

Chapman disse em seu site oficial, porque escolheu Hendrix.
"Estou muito feliz por ter arrecadado tanto dinheiro por algo que foi tão divertido fazer. Jimi é uma lenda da guitarra e ninguém tocava guitarra Fender como ele".

E acrescentou o porque de ter utilizado palhetas para fazer o mosaico.
"Decidi usar palhetas para criar o retrato dele porque eu gosto de experimentar diferentes materiais e texturas. Acho que é uma boa maneira de prestar tributo à ele"





Conheça melhor o trabalho de Ed Chapman em seu site oficial: http://chapmanmosaics.weebly.com/

domingo, 6 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Heróis da guitarra - Chegou o 2º CD!

Os Heróis da guitarra estão de volta, agora com a chegada do 2º CD do projeto, o álbum conta com a participação de grandes nomes da guitarra, e o melhor de tudo, pode ser baixado gratuitamente no site oficial: http://www.heroisdaguitarra.com.br

Assista o vídeo do lançamento do 2º CD:


No site oficial você encontra também as transcrições e o áudio playback de algumas músicas.

Tracklist:
  1. Frank Solari: Força vital
  2. Ricardo Martins: Three days
  3. Mozart Mello: Baião country
  4. Jota Vox: Prodigy
  5. Ricardo Soares: High tension
  6. Michael Top: Cool ways
  7. Will Carv: I'm up
  8. Mike Kerr: The fire
  9. Tiago de Moura: Rain
  10. Ricardo Areas: Dedication
  11. Marcinho Eiras: Canguru blues
  12. Téo Dornellas: Inspiration
  13. Fred Andrade: De joelhos
  14. Rodrigo Rodrigues: Kokoro ni kissu
  15. André Hernandes: Linha d'água
  16. Wagner Fulco: Swagneetto
  17. Marcos de Ros: O vento encantado

Para quem não conhecia o projeto e não escutou o 1º CD, o blog Guitarra & Música já comentou:
Coneça o projeto Heróis da guitarra
O mesmo também pode ser baixado pelo site oficial.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Retrospectiva Guitarra & Música 2010 - Os melhores posts

Acabamos 2010, e entramos em 2011, todos nós estamos um ano mais velho e o Guitarra & Música está prestes a completar um aninho!
Neste post especial de ano novo listaremos os melhores posts de 2010 no blog.

A origem dos nomes das notas - Você já se perguntou o porque dos nomes das notas serem o que são? Acesse e descubra!

Partituras... Interessantes! - Uma coleção de partituras que são no mínimo... interessantes!
Acesse e veja o resto da seleção.

















Palhetas - Neste post eu cito vários tipos de palhetas, seus materiais e timbres que cada palheta pode proporcionar.
Este post foi o mais visitado do blog, contando com cerca de um terço do total de visitas!














Outro sucesso do blog foi a série de posts "Guitarras diferentes", que contam não só com guitarras, mas com baixos, violões, e outros instrumentos musicais. Além é claro de algumas surpresinhas! Confiram:
Guitarras diferentes (Parte-1)




















Guitarras diferentes (Parte-2) + Bonus! A maior e a menor guitarra do mundo!




















Guitarras diferentes (Parte-3)




















Guitarras diferentes (Parte-4) + Bônus! Objetos, veículos, locais e outras coisas inspiradas na música!













Violão clássico com temas - Violão clássico é um aprendizado difícil, mas ao mesmo tempo um tanto quanto obrigatório pra qualquer músico que se preze, não importando se toca violão ou guitarra.
Neste post eu comento como o aprendizado pode ser mais "divertido" ao se tocar temas conhecidos. E sabendo um pouco de teoria, harmônia musical, você mesmo pode criar seus próprios arranjos pros seus temas favoritos!
Só não se esqueça que o violão clássico e as unhas andam lado a lado.

A história da distorção - Você já parou pra pensar de onde veio a distorção? Como a distorção foi criada? Neste post eu explico como ocorreu a descoberta deste efeito que hoje é o mais utilizado por guitarristas de todo o mundo!

John Cage e sua obra experimental - Confira neste post as obras mais curiosas deste compositor. Confira uma prévia:

Acesse o post para mais informações e curiosidades.

Tipos de encordamentos - Já vimos que o uso da palheta correta pode ajudar o guitarrista a encontrar o timbre que deseja. Porém as cordas certas podem fazer a total diferença, veja neste post as diferenças entre os diversos tipos de encordamentos.













Ilusões sonoras e áudio 3D (Holofonia) - Pois é, não existem somente ilusões de ótica, conheça nesse post incríveis ilusões de áudio também!

Como funcionam os captadores + Tipos de captação - Já falamos de palhetas, de encordamentos, mas o timbre depende de vários fatores, e a captação é mais um deles.
Neste post comento os vários tipos de captadores existentes e explico como funcionam.
















Recordes musicais - Uma lista de recordes musicais, acesse e confira.

O código Da Vinci e as partituras secretas - Com o lançamento do livro "O Código Da Vinci", diversas obras de Da Vinci começaram a ser estudadas por curiosos de plantão. Assim foi descoberto na obra "A última ceia" uma partitura secreta. Confira no post a matéria completa.











Eleições 2010 - Paródias musicais - Quando falamos de política aqui no Brasil automáticamente estamos falando de piadas. Este post lista uma série de covers (Paródias) feitas para os candidatos ganharem mais votos com músicas de Michael Jackson até Queen (Não respeitam nem os falecidos, até parece que irão respeitar o povo).
Sem comentários...

Mensagens subliminares na música (Backward masking) - Confira uma lista de várias mensagens subliminares na música, a história de como tudo isso começou, como e porque.